A Video Game History Foundation, em parceria com a Software Preservation Network, realizou o primeiro estudo sobre a disponibilidade comercial de videogames clássicos, e os resultados são sombrios. 87% dos videogames clássicos lançados nos Estados Unidos estão criticamente ameaçados.
Vamos imaginar que a única forma de assistir ao filme Halloween de John Carpenter fosse se você e somente você tivesse uma cópia em VHS do filme e o seu próprio vídeo cassete?
(Você sabe o que é um VHS ou vídeo cassete?)
Enfim esse é uma realidade demostrada por este estudo de uma indústria que movimenta $180 bilhões de dólares por ano. Desta forma a história dos vídeos games e jogos tende a ser perdida.
O passado histórico dos jogos está se perdendo.
Se formos pensar, atualmente se você deseja acessar os jogos mais famosos, tais como Super Mario World, Chrono Trigger, Altered Beast entre outros, facilmente pode encontrá-los em lojas de aplicativos para celular as lojas de games como Steam, Epic e GOG.
Porém a pesquisa demostra que a maior parte dos jogos não está mais disponível para utilização.
- Disponibilidade de jogos por plataforma:
- Todos os jogos historicos: 13,27%
- Commodore 64: 4,5%
- Game boy family: 5,87%
- Playstation 2: 12,00%
A lista acima demostra que somente 13% dos jogos lançados nos EUA estão disponíveis atualmente.
O artigo termina falando sobre a dificuldade de acessar quase 9 em cada 10 jogos clássicos, que só podem ser jogados por meio de coleções antigas, viagens a bibliotecas ou pirataria.
O texto defende que as bibliotecas e arquivos deveriam preservar e disponibilizar esses jogos, assim como fazem com outras obras clássicas, mas que as leis de direitos autorais estão impedindo isso.
O texto sugere que isso é um problema para os fãs e pesquisadores de jogos antigos.